Perfumação do jeito certo

O mercado oferece uma gama de itens para a perfumação. Saiba como escolher a opção mais adequada para cada momento.

Será que aquele delicioso desodorante pode ser usado como perfume? E um perfume, pode substituir a necessidade de uso do desodorante? Embora não existam regras rígidas na perfumaria, algumas recomendações nos ajudam a promover nosso bem-estar e daqueles que nos rodeiam.

Os desodorantes são usados para proteger partes do corpo contra os odores da transpiração. Para isso, são produzidos com ativos específicos que combatem a proliferação de bactérias responsáveis pelos odores. Geralmente, possuem uma menor concentração de fragrância. Já os perfumes têm a finalidade de destacar o corpo com fragrâncias de intensidade variadas. Seu uso não é recomendado para áreas de intenso suor, como nas axilas, pois a presença de bactérias nesta região pode resultar em um odor desagradável.

Desodorantes

Este produto tornou-se um item de higiene pessoal usado pela grande maioria das pessoas. Embora não haja problema em utilizá-lo em abundância no corpo, seu uso é indicado para áreas de intensa transpiração. Ou seja, a função principal do produto é proteger contra os odores da transpiração, devido aos ativos que evitam a proliferação de bactérias responsáveis pelos maus odores. A concentração de fragrância destes produtos são inferiores se comparados com os dos perfumes. Uma dica interessante é usar produtos com fragrâncias compatíveis com seu perfume escolhido.

Perfumes

Baseada em uma vasta gama de fragrâncias, a perfumaria classifica os perfumes de acordo com o percentual de essência utilizado em sua composição. Os nomes são dados obedecendo-se ao nível de concentração da essência e ao poder de fixação à pele, o que determina também o tempo de proteção.

  • Perfume: a fragrância conhecida pelo termo original francês (parfum) é caracterizada pela alta concentração de essências - entre 18% e 35% do volume total. Seu poder de fixação na pele é grande, podendo durar de 8 a 24 horas, conforme a qualidade da fragrância e o caminho olfativo.
  • Eau de Parfum: Subproduto do perfume propriamente dito, é diluído em maior quantidade de água (daí o “eau”, água em francês), apresentando índices de concentração que variam de 12% a 18%, o que pode representar até 10 horas de perfumação.
  • Eau de Toilette: caracterizado por uma fragrância mais discreta, apresenta índices de concentração entre 8% e 10% e tempo de fixação de até 8 horas.
  • Eau de Cologne ou Desodorante Colônia: possui baixa concentração de essências, 5% no máximo. No Brasil, criou-se uma terminologia própria para essas fragrâncias: deo colônia ou desodorante colônia. Além de perfumar, elas têm função desodorante por possuir elementos que ajudam a combater os efeitos do excesso de suor, garantindo maior sensação de frescor. São adequadas ao uso diário e sob medida para o nosso clima tropical.

Para uma perfumação equilibrada e prolongada é indicado o uso de perfume e desodorante com fórmulas semelhantes para evitar conflito de fragrâncias. Outra dica importante é lavar as axilas e enxugá-las antes de reaplicar o desodorante. O mesmo vale para o perfume, porque o suor excessivo pode alterar a fragrância original do produto.

Estas são recomendações que devem ser adaptadas com suas necessidades e gostos pessoais. Afinal perfumes refletem nosso humor, personalidade e estado de espírito.

Dica: Em geral, os perfumes com maior concentração de fragrância ou muito intensas são mais recomendados o uso à noite e em pequena quantidade. Já as colônias podem ser aplicadas durante o dia e com maior generosidade pelo corpo. De maneira geral os perfumes são veículos para promover o nosso bem-estar e devem estar em harmonia com os ambientes. Perfumes intensos usados durante o dia e em locais fechados podem causar incômodo aos que nos rodeiam.

Texto tirado do link: http://scf.natura.net/encontre-sua-fragrancia/